Queda Cabelo FemininoO cabelo feminino é símbolo de autoestima e beleza, por isso, a queda deles pode afetar as mulheres que amam ver seus cabelos com saúde. As causas da queda de cabelo feminina são diversas, dentre os principais estão problemas emocionais, como estresse, e hormonais.

Quando a queda é demasiada, é essencial procurar um dermatologista para verificar o problema e encontrar um possível tratamento para isso.

Alopecia

A Alopecia é a perda total ou parcial dos cabelos em alguma área da pele. Dentre os sinais mais visíveis são queda de cabelo intensa ao pentear os cabelos ou no travesseiro ao acordar. Existem diversas causas para esse problema, dentre elas estão alergias, falta de ferro no organismo, traumas sofridos na região, fatores hereditários, fatores autoimunes ou sistema emocional, etc. De acordo com suas causas, existem diferentes tipos.

Calvície Feminina - Alopecia Androgenética Feminina (AAF)

A Alopecia Androgenética Feminina ou Calvície Feminina é um pouco diferente da masculina. As mulheres podem desenvolvê-la por causa da predisposição genética ou até mesmo devido ao hormônio conhecido como dihisrotestosterona (DHT). O cabelo começa a reduzir em determinada região da cabeça, em especial, no topo ou até mesmo em todo o couro cabeludo.

Quando as mulheres entram na menopausa, os níveis de estrogênio reduzem e quando elas possuem predisposição genética para a doença, começam a ter uma queda incomum dos cabelos. Os fios se tornam mais finos e sem volume na parte central da cabeça. Além disso, o estresse, a ansiedade, tinturas, alisamentos excessivos, carência de nutrientes e vitaminas, etc. contribuem para o surgimento da doença.

Eflúvio Telógeno Agudo (ETA)

Essa doença acontece quando uma pessoa passa por traumas, tais como acidentes ou perda de parentes; e também durante febres altas. Os fios que deveriam crescer (fase anágena) param, e entram numa fase de repouso (telógena).

Outras Causas

Outras causas para essa perda de cabelo são:

  • Medicamentos;
  • Anticoncepcionais;
  • Estresse;
  • Falta de nutrientes;
  • Gravidez;
  • Disfunções Hormonais (problemas na tireóide e hipófise);
  • Doenças Crônicas (câncer, diabetes);
  • Dietas Alimentares.

Como Tratar Queda de Cabelo Feminino?

Em determinados períodos, é normal a queda do cabelo, mas quando exagerada é necessário procurar um profissional adequado. Ele indicará a melhor forma de tratamento para a queda. Normalmente, aplicam hormônios no couro cabeludo ou remédios via oral, além de vitaminas e complementos.

Outros tratamentos possíveis são uso de laser e transplante capilar.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva