Mulher Cabelo VermelhoExistem quatro tipos de tintas para cabelo, veja as características de cada e veja qual tipo corresponde às suas necessidades:

Permanente

A tintura permanente é a mais utilizada, pois penetra no fio alterando o seu pigmento natural permanentemente, ou seja, muda totalmente a cor e dura mais tempo. Sua fórmula contém amônia e oxidante e atinge a cutícula do fio, tirando seu pigmento original. Os retoques na raiz após a utilização desse tipo de tintura são, em média, de 30 a 60 dias.

Tonalizante

É um tipo de tintura mais superficial, por conta da ausência de amônia em sua composição. Muda a superfície dos fios, mas não altera a estrutura capilar, pois retira pouco dos pigmentos naturais. O tonalizante dura em torno de 20 lavagens, mas não pode ser aplicado novamente após essa quantidade de lavagens, pois resseca os fios. Dê uma distância entre uma aplicação e outra. Essa alternativa clareia o cabelo em apenas dois tons, o resultado não é tão forte quanto ao da tintura permanente.

Temporária

Também não contêm amônia em sua composição e nem oxidante. É ainda mais fraca do que o tonalizante. É recomendada para quem quer apenas realçar a cor dos cabelos e dar um brilho a mais. Não agride tanto os fios e dura apenas de 5 a 6 lavagens.

Hena

É uma tintura natural, pois sua composição é feita por pigmentos extraídos de plantas. Não altera o pigmento natural dos fios e atua somente na parte externa da fibra capilar. A hena dura mais tempo que a tintura temporária, cerca de 20 dias. Normalmente, o efeito nos cabelos são reflexos avermelhados e cobreados. Não possui o poder de clareamento.

Guia Rápido de Coloração

Mudar VisualTingir os cabelos implica uma série de detalhes, seja no salão ou em casa. Portanto, siga os passos com muito cuidado e mude seu visual!

Materiais para Tintura

• Para facilitar a aplicação da tintura, sugere-se alguns materiais: kit de coloração, pincel para coloração, um recipiente para armazenar o produto, pente fino (se possível com cabo estreito para a divisão das mechas) e presilhas.

Dica: na hora de pintar o cabelo coloque alguma roupa que possa manchar,

Onde pintar o cabelo? É sempre bom ter um especialista que conhece bem sobre a técnica, para que o cabelo seja tingido com segurança. Se você optar por uma tintura de cor muito diferente da cor natural dos fios, for tingir a raiz com tonalização diferente nas pontas ou fazer reflexos, não arrisque fazer sozinha. Mas caso não possa ter sempre a ajuda de um profissional e o seu objetivo é apenas retocar a tintura, aprenda como fazer em casa.

Teste do toque

• Primeiramente é recomendado que se faça um teste de toque, para certificar que você não possui alergia ou alguma reação contrária ao produto. É bem simples! Aplique um pouquinho do produto na pele (pode ser no braço, atrás da orelha, etc.) e observe como sua pele irá reagir. Se tiver uma boa reação é sinal que pode seguir em frente.

Para não manchar a pele: Antes de começar a tingir, aplique um creme (que normalmente vem junto com a tinta), gel de cabelo ou vaselina, sobre as orelhas, testa, pescoço e nuca, para que a tinta não crie manchas na pele.

» Como começar?

• O ideal é que o cabelo esteja seco e sem lavar pelo menos, 24 horas antes, pois o sebo produzido pelas glândulas sebáceas ajudam o couro cabeludo a receber melhor a química. Mas evite cabelos oleosos demais.

• Separe o cabelo em várias mechas, preferencialmente largas.

Aplicação da tinta

Mulher cabelo pintadoAplique a tinta primeiramente nos fios de trás, perto da nuca, mas somente do meio para as pontas. Deixe a raiz por último, pois por ser a área mais quente, a química age mais rápido. Dessa forma, é possível evitar que o cabelo fique com tons diferentes.

• Vá passando a tinta da mesma forma em todas as outras mechas.

• Depois de passar em tudo, massageie os cabelos, penteie e se possível, coloque uma touca (não prenda!);

Tempo da tintura:  O tempo para deixar a tinta agir é estipulado na embalagem, não faça de forma diferente.

» Retirar a tinta

Apenas enxague o cabelo, sem lavá-lo, até que a água fique totalmente sem cor. Depois, aplique o creme de tratamento que, normalmente, vem no kit de coloração.

Kit de Coloração

A quantidade de kits para tingir o seu cabelo, depende do tamanho dos fios.

- Curtos: 1 kit

- Médios: 2 kits

- Longos: 3 kits

Caso seu cabelo seja médio ou longo, mas tenha pouco volume, a quantidade de kits pode ser menor.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Leticia Maciel