Quando há uma obstrução da artéria coronária, responsável pela irrigação do coração, ocorre uma lesão no músculo cardíaco. Sendo assim, quando uma artéria entope, o músculo cardíaco deixa de receber sangue com oxigênio e nutrientes causando a morte das células.
Também conhecido como derrame cerebral, o AVC acontece pela interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro e pode ocorrer de duas maneiras: AVC isquêmico: há a falta de irrigação sanguínea em uma determinada área cerebral, resultando na morte do tecido do cérebro; AVC hemorrágico: ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano, que leva a formação de um coágulo e como resposta afeta algumas áreas da função cerebral.
As doenças cardíacas são definidas como todas as doenças que atingem o sistema circulatório (coração, artérias, veias e vasos capilares). São doenças muito comuns e perigosas que atingem a população brasileira. Muitas vezes a pessoa sofre com um problema cardíaco, mas desconhece a doença porque não faz exames de rotina ou não vai ao médico regularmente.
Dentre os exames realizados no coração estão: Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Cintilografia, Cateterismo, Angiografia Coronária e Ressonância do Coração.
Situação emergencial que na maioria das vezes leva a morte em poucos minutos. Essa parada acontece quando o coração para de bater ou começa a bater lentamente. Para evitar que ela ocorra é preciso que o paciente tenha acompanhamento médico e faça uso de medicamentos receitados para o coração.
Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas
Revisado por Cristiana Chieffi