Vidro EssenciasQuando uma pessoa se encontra feliz e em equilíbrio, ela consegue passar esses bons fluídos para quem convive com ela. Os Florais de Bach, criados por Edward Bach, são 38 essências feitas com base em plantas, ervas medicinais e florais.

Eles ajudam a manter o equilíbrio entre os sentimentos e as emoções. Servem para auxiliar as pessoas em relação às pressões e as exigências do cotidiano. Cada um desses florais possui características específicas e devem ser tomados conforme a situação dos pacientes. Eles podem ser usados por qualquer ser vivo (plantas, animais, idosos, adultos, crianças, etc.), pois é um produto bastante suave.

O tratamento com florais consiste em cuidar das pessoas e não exatamente as doenças que elas têm. O que é avaliado para usar os florais são as preocupações da pessoa e ele trabalha com a ajuda mental e emocional. Eles não só podem ser usados nos casos de doenças, mas também nos momentos onde as pessoas se sentirem cansadas, desanimadas, com raiva, magoadas, agitadas, etc. Os florais de Bach não são contraindicados e não causam efeitos colaterais. Entretanto, é importante ter acompanhamento médico, pois os florais não substituem os cuidados médicos.

Como Utilizar os Florais de Bach

Deve-se diluir duas gotas de uma essência de sua preferência em um copo de água. Os florais podem ser tomados regularmente. As doses devem conter, no máximo, duas gotas e podem ser utilizados 4 vezes ao dia (pela manhã, ao deitar e por outras duas vezes no dia). Eles também podem ser usados puros e passados na língua, na boca, nas têmporas e nos pulsos. Caso seja usado o Rescue Remedy, a dose sobe para quatro gotas. Caso seja necessário fazer uso de mais de uma essência floral, pode ser usado um frasco que contenha uma fórmula de tratamento. A utilização também pode ser feita durante banhos ou no ambiente onde você vive.

Como são Feitos os Florais de Bach?

As flores mais sensíveis são preparadas com o uso de método solar, que consiste em deixá-la na água pura durante três horas diretamente sobre a luz solar. Já as plantas que crescem sem muita incidência solar, são feitas com o método de ebulição ou fervura, onde pedaços dessas plantas são fervidos na água pura por meia hora. O calor passa a energia das flores para a água e a torna energizada. Essa água é misturada em uma mesma quantidade de conhaque e o resultado recebe o nome de tintura mãe.

Essa tintura mãe é diluída para a produção do floral para ser vendido. O médico ensinou como fazê-los antes de morrer e até 1991, o Bach Centre era quem realizava todo preparo e embalava os florais na cidade de Mount Vernon. De lá, eles eram distribuídos para todas as lojas. Como o número de estabelecimentos cresceu, eles não conseguiram abastecer toda a demanda. Devido a isso, uma empresa independente começou a realizar esse procedimento. O Bach Centre passou a dedicar-se somente na parte educacional e na orientação para as pessoas que necessitam. Além disso, eles são responsáveis por verificar se os florais estão sendo produzidos segundo os ensinamentos de Edward Bach.

Edward Bach

Edward Bach é um médico que nasceu em 1886 na cidade de Moseley, na Inglaterra. Ainda criança, tinha interesse no que era oferecido pela natureza. Era um médico que trabalhava com homeopatia e como patologista em saúde pública. Na década de 30, descobriu os Florais de Bach na cidade de Mount Vernon. O médico verificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência específica para cada uma delas. Atualmente, a cidade é mais conhecida como The Bach Centre (O Centro de Bach).

Em 1917, o médico teve hemorragia e foi diagnosticado com uma doença incurável e foi informado que teria apenas mais três meses de vida. Ele solicitou alta no hospital e passou a conviver apenas com seus estudos. Ele foi curado e passou a relacionar os estados emocionais na gênese e a cura das doenças. Ele acreditava que, ao pensar na vida de forma positiva, a pessoa passa a atrair uma boa saúde enquanto o pensamento negativo atrai doenças e infelicidade.

A partir de 1930, Edward Bach começou a pesquisar mais sobre as plantas e as flores. Ele descobriu o poder de cada flor ao tocá-la com as mãos ou a boca. Ele verificou também que a luz solar e o orvalho mexiam com a vibração das flores e utilizou isso no preparo das essências florais. Ele morreu em 1936, aos 50 anos de idade, mas seu método ainda é utilizado.

Foi criada uma fundação que recebeu o nome de Bach Centre, situada na cidade de Mount Vernon. Antes de morrer, ele repassou os cuidados de seus florais a Nora Weeks e Victor Bullen. Para a fundação, é importante manter o respeito e o compromisso com a obra do médico.

Grupo dos Florais de Bach

É importante saber o que a pessoa sente para que possa ser escolhido um floral referente a cada tipo de problema. Para as pessoas, é difícil admitir suas dificuldades, mas é necessária uma análise pessoal sobre o estado de suas emoções. O médico descobriu que há sete grupos emocionais e classificou as 38 essências com base nisso.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os florais podem ser utilizados por não apresentarem nenhum efeito colateral e nem perigos aos pacientes. Para a entidade, são remédios que complementam o tratamento (assim como os métodos de cromoterapia e acupuntura), ou seja, não substituem tratamento nos hospitais e as indicações e orientações de seu médico. Os florais trabalham com o equilíbrio dos pensamentos e das emoções dos pacientes.

Grupos Florais de Bach

  •  Grupo de Falta de Interesse no Presente 

  •  Grupo da Solidão 

  •  Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externas 

Grupo do Desespero

Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros

Grupo do Medo

Grupo de Incerteza e Insegurança

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi