Ciclo MenstrualÉ um processo que acontece com todas as mulheres férteis, sendo que a primeira menstruação recebe o nome de menarca e a última é chamada de menopausa.

O ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e sua duração é, em média, por 28 dias e acaba no início da próxima menstruação. Há algumas mulheres possuem períodos maiores ou menores do que 28 dias. Ciclo menstrual.

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: a folicular e a lútea. A fase folicular tem início com o primeiro dia em que ocorre a menstruação. Nesse período, o índice dos hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o ovário se encontra repousando.

A hipófise aumenta a produção do hormônio folículo estimulante (FHS), para que os folículos dos ovários sejam estimulados. Com esse hormônio, os folículos se desenvolvem e crescem. Eles também começam a produzir estrogênio e um dele s se desenvolve mais que os outros e ele é quem libera o óvulo durante a ovulação. O estrogênio atua na preparação do útero para uma possível gravidez.

Na fase lútea, ocorre o ápice de estrogênio no corpo da mulher e acontece um dia antes da ovulação. Quando há uma grande concentração desse hormônio, a hipófise libera o hormônio luteinizante (LH).

Esse período está relacionado com a metade do ciclo menstrual. Com tudo que está ocorrendo, a mulher começa a produzir o muco fértil (muco viscoso), para que os espermatozoides possam se mover melhor. Quando o folículo se desenvolve por completo, ele se rompe e libera o óvulo, ou seja, ocorre a ovulação da mulher. Com isso, a temperatura de seu corpo se eleva, permanecendo assim por uns 10 dias.

Se em 24 horas, não ocorrer a fecundação, o óvulo ficará na trompa e é absorvido pelo organismo. Se há espermatozoides para fecundá-lo, isso ocorre e ele se fecha para que comece o processo de reprodução. Não ocorrendo a fecundação, a progesterona diminui e aparece o estrogênio. Com a redução da progesterona, o endométrio é estimulado a se renovar. Nessa renovação, o útero escama para que o endométrio seja eliminado e ocorre a última etapa, a menstruação.

Gráfico de Ovulação

Aborto

É a interrupção de uma gravidez causando a morte do feto ou embrião e pode ser induzido ou espontâneo. O espontâneo é algo involuntário e em sua maioria, ocorre nos três primeiros meses de gravidez, principalmente devido a problemas genéticos. O aborto induzido é provocado pela retirada do feto da cavidade uterina. Esses abortos ocorrem em condições precárias e isso causa grandes riscos à saúde da mulher.

No Brasil, o aborto só é permitido quando há riscos à vida da gestante ou se a gravidez for decorrente de um estupro. Não se tratando desses casos, a pessoa pode sofrer penalidade de detenção ou reclusão.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi