Câncer EstômagoTambém chamado de câncer gástrico, o câncer de estômago pode se apresentar por meio de três tipos de histologia: adenocarcinoma, linfoma e leiomiossarcoma.

Costuma ter maior incidência em homens por volta de 70 anos. No Brasil, esse tipo de câncer aparece em terceiro lugar na incidência em homens e em quinto lugar entre as mulheres.

Prevenção do Câncer de Estômago

Para prevenir a doença, é necessário seguir uma dieta saudável desde a infância, rica em frutas e vegetais crus e comer alimentos que tenham fibras. O consumo de ácido ascórbico e betacaroteno, encontrados em frutas e legumes e verduras frescas, são como protetores contra a doença e evitam que os nitritos (encontrados nos produtos industrializados) se transformem em nitrosaminas. O combate ao tabagismo e ao álcool também são fundamentais para prevenir a doença.

Os fatores de risco para esse tipo de câncer são uma alimentação pobre em carnes e peixes, consumo de alimentos enlatados e conservados no sal e alimentos defumados.

Algumas doenças podem ter associação com esse tipo de câncer, como a anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas e infecções pela bactéria Helicobacter pylon (H. Pylon). Essa bactéria está presente nos alimentos e em água potável e é considerada a segunda mais frequente. Ela causa gastrite crônica e, sem tratamento, evolui para gastrite atrófica e atrofia gástrica. Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas e que já tenham sido submetidos à cirurgia do estômago têm mais probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.

Sintomas do Câncer de Estômago

Alguns sinais podem ser indícios da doença. Podem indicar uma doença benigna ou um tumor no estômago, como perda de peso e apetite, vômitos, náuseas, sensação de estômago cheio e desconforto abdominal. Massa palpável na parte superior ao abdômen, presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo são indícios do estágio avançado da doença.

Diagnóstico do Câncer de Estômago

São feitos dois exames: a endoscopia digestiva alta e o exame radiológico contrastado do estômago. A endoscopia possibilita uma avaliação visual da lesão e permite a realização da biópsia. Nesse exame um tubo ou uma micro-câmera é introduzido pela boca e conduzido ao estômago. A maioria dos casos desse tipo de câncer são diagnosticados em estágio avançado, pois não existem sintomas específicos.

Tratamento do Câncer de Estômago

O tratamento é feito com cirurgia e retirada de parte do estômago ou a retirada de todo o órgão. A cirurgia depende do tamanho e a extensão da disseminação da doença e o tipo histológico do tumor. Já a radioterapia e a quimioterapia são consideradas um estágio secundário do tratamento.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi