Boca HumanaO câncer de boca afeta os lábios e a cavidade oral e ocorre com mais frequência no lábio inferior e em pessoas brancas. Devem ser verificadas a gengiva, bochecha, céu da boca, língua e sua região inferior e as amígdalas.

Prevenção do Câncer de Boca

Pode ser prevenido com o uso de proteção solar e evitando o tabagismo. Deve ser mantida uma boa higiene bucal. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes ajuda a combater a doença. Homens com mais de 40 anos que sejam fumantes e tenham os dentes fraturados devem evitar o fumo e o álcool. O risco cresce quanto maior for o consumo de álcool e cigarros.

Sintomas do Câncer de Boca

Feridas na boca e nos lábios que não cicatrizam em uma semana. Ulcerações superficiais menores de 2 cm de diâmetro, manchas nos lábios, caroços, inchaços, dormência e dor de garganta que não melhora. Em seu estágio avançado, pode surgir dificuldade de falar, mastigar e engolir, dor e caroço no pescoço.

Detecção Precoce do Câncer de Boca

O autoexame pode ser feito em frente a um espelho, verificando os lábios, língua (principalmente nas laterais e região inferior), gengivas e bochechas. Anormalidades como mudança de coloração, irritação, feridas que não cicatrizam, caroços ou endurecimentos devem ser observados. Apesar do exame, a consulta ao dentista precisa ser feita regularmente.

Tratamento do Câncer de Boca

Quando diagnosticado na fase inicial, 80% dos casos desse tipo de câncer têm cura. O tratamento utiliza cirurgia e/ou radioterapia.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi