Inca LogoO Instituto Nacional de Câncer é um órgão do Ministério da Saúde que auxilia no desenvolvimento e na coordenação de medidas para o controle e prevenção de câncer no Brasil.

Presta serviços de assistência médica, atuações na área de prevenção e detecção precoce, formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas. O INCA desenvolve diversos projetos no país referente ao câncer:

Projeto EXPANDE

Desenvolvido junto à Secretaria de Assistência à Saúde e à Secretaria Executiva, ambas pertencentes ao Ministério da Saúde. Tem por objetivo integrar a assistência oncológica no Brasil para que o padrão de qualidade no atendimento à população seja satisfatório.

Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do útero e de Mama-Viva Mulher

Lançado em 1997, busca reduzir o número de mortes pelo câncer do colo do útero e de mama, oferecendo à mulher um maior acesso ao exame Papanicolau e exame clínico nas mamas, além de tratamento para o tumor.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer

Capacita profissionais das secretárias de saúde para orientar as pessoas sobre os males causados pelo tabagismo em escolas, empresas e comunidades.

Programa de Qualidade em Radioterapia

Implantado em 1999, tem por objetivo auxiliar as instituições que prestam serviços de radioterapia para o SUS ( Sistema Único de Saúde), promovendo formas de aplicar a radioterapia com qualidade e eficiência e realizando capacitação dos profissionais envolvidos.

Programa de Epidemiologia e Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco

Criado em 1999, procura conhecer os fatores de risco de câncer no Brasil e os detalhes da situação nacional referente à doença.

Rede Câncer

Uma rede para ajudar no controle do câncer e conta com a participação do Governo Federal, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Universidades, centros de pesquisa, outros órgãos e a comunidade em geral. Essa parceria visa diminuir a incidência e a mortalidade da doença para garantir a melhor qualidade de vida para todos os pacientes.

Tem o objetivo de estimular a arrecadação de recursos, promover o conhecimento e o desenvolvimento tecnológico e qualificar o conhecimento em relação ao câncer.

Entidades na defesa do Câncer

Direitos dos Pacientes

O site Direitos dos Pacientes divulga informações sobre as mais diversas áreas da saúde, presta consultorias, ministra palestras e realiza processos judiciais em prol de pacientes com câncer e a comunidade no geral.

Instituto Ronald McDonald´s

Instituição sem fins lucrativos destinada a dar assistência a jovens e crianças com câncer, afim de promover qualidade de vida e saúde.

Associação do Câncer - Associação de Amparo a Crianças Adolescentes e Adultos com Câncer (ACRAAC)

Entidade civil sem fins lucrativos que visa oferecer melhor qualidade de vida, desenvolvimento e conscientização dos direitos e deveres das pessoas com câncer e do público em geral. Médico de câncer.

Dez dicas para se proteger do câncer

1) Parar de fumar.

2) Uma alimentação saudável reduz as chances de adquirir câncer. Alimentos como frutas, verduras e legumes devem ser constantes na dieta saudável com pelo menos 5 porções diariamente. Gorduras devem ser evitadas, assim como salgados e enlatados.

3) Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas e pratique exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia.

4) Homens que estejam com idade entre 50 e 70 anos devem realizar consulta médica para verificar a necessidade de investigação sobre o câncer de próstata.

5) Homens que já tenham mais de 45 anos e que tenham parentes próximos (pai ou irmão) com histórico de câncer de próstata devem fazer uma consulta médica para verificar a probabilidade de contrair a doença.

6) Mulheres acima de 40 anos de idade devem realizar exames nas mamas anualmente. Mulheres que estejam com idade entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia de dois em dois anos. Casos de histórico familiar da doença devem ser verificados, principalmente, pelas mulheres que tenha ma partir de 35 anos, realizando exames periódicos e fazendo a mamografia.

7) Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem fazer exames ginecológicos com periodicidade.

8) Recomenda-se que mulheres e homens, com mais de 50 anos, façam um exame de sangue oculto nas fezes, anualmente.

9) Ao se expor ao sol, use sempre filtro solar e roupas adequadas.

10) Realize a higiene oral diariamente e consulte seu dentista de forma periódica.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi