Mulher Boia PiscinaDe que adianta ter uma piscina, se a água é fria e ninguém aguenta ficar mais de 5 minutos dentro? Nada mais desagradável do que ver uma bela piscina, entrar e ter que sair rápido por causa do frio, e ainda por cima batendo o queixo. Muitos pensam duas vezes antes de entrar, por conta da baixa temperatura da água.

Para acabar com esse incômodo, poder relaxar, curtir os momentos de lazer, praticar atividades físicas, esportes aquáticos e ter um bom rendimento, a melhor opção é instalar um aquecedor na piscina. Independente do dia e do clima, é possível ter a água sempre em uma temperatura agradável.

Existem diversos tipos de aquecedor e entre os principais, estão: trocador de calor, aquecedor solar, elétrico e a gás. A escolha do equipamento ideal depende de muitos fatores e, principalmente, do quanto você está disposto a pagar.

Acessórios para piscina

Alarme para piscina

Crianças pequenas e animais ao lado de piscinas fundas não é a melhor combinação. Para evitar acidentes, hoje já é possível encontrar alarme para piscina, que funciona da seguinte forma: caso haja uma queda acidental, o alarme possui centrais de detecção que, a partir da variação do nível de água e de pressão, detectam o acidente e ligam a sirene. Mas para evitar muitos alarmes falsos, existem aparelhos ainda mais modernos, com um sistema de 4 sensores, que possuem mais sensibilidade e um poder maior de detecção. Por conta disso, não é qualquer chuva ou vento que fará o alarme disparar.

Cascatas para piscina 

As cascatas servem tanto para complementar o visual da piscina, como para massagear quem a usa. E ter uma, pode ser mais simples do que você imagina, pois existem cascatas de aço inox, de fibra e de alvenaria ou com pedras artificiais. Portanto, caso não queira ter preocupação com obra, existem modelos de aço inox e de fibra, que podem ser fixadas no chão ou embutidas na parede rente à piscina.

Para que a cascata funcione é necessário ter uma motobomba, mas normalmente, pode-se usar a motobomba da própria piscina. Se a cascata for muito grande e o cliente desejar uma queda d'água mais forte, pode ser que precise de um equipamento à parte.

Capa Térmica

Capa TérmicaIndependente do tipo de aquecedor utilizado na piscina é de grande importância o uso da capa térmica, pois ela ajuda na redução da perda de calor, que ocorre pelo contato da água com a superfície pela evaporação, radiação e pelo contato com as paredes da piscina. Portanto para evitar essa perda, e para que o aquecedor seja menos acionado durante o tempo em que a piscina não está sendo utilizada, o ideal seria utilizar uma capa térmica.

A capa térmica funciona como um grande coletor de calor, pois permite a passagem de luz solar, mas impede a fuga dessa energia. Ela é feita com um filme plástico de polietileno. Um dos lados tem bolhas, que deve sempre estar para baixo, em contanto com a água, pois cria uma camada de isolamento entre a água que está aquecida e a atmosfera, ajudando a evitar a perda de calor. O lado liso fica virado para cima e protege a capa dos raios ultravioletas, aumentando sua durabilidade. Além de todos esses benefícios, a capa térmica também é uma boa opção para a economia de produtos químicos, que se volatizam se ficarem expostos à atmosfera e também por manter a piscina limpa por mais tempo, pois impede a entrada de resíduos e insetos.

Cuidados

  • Por absorver facilmente o calor, proteja-a do sol ao guardá-la.
  • Não aplique produtos químicos sobre a capa.
  • Não estoure as bolhas, para que a camada de isolamento seja eficaz.

Perdas de Calor

A perda de calor sofrida pela piscina ocorre tanto por evaporação, como por radiação, condução e convecção. Veja as porcentagens no gráfico:

Gráfico Temperatura Piscina

Como esses fatores afetam na queda de temperatura?

Evaporação: Para que o estado líquido se torne vapor, é necessário “sugar” a energia, fazendo com que haja queda na temperatura da água.

Radiação: Quando a temperatura do ambiente é menor do que a da água, ocorre a queda de temperatura.

Convecção: Quando a temperatura da água contrasta com a do ar na superfície da piscina, a temperatura da água cai.

Condução: A perda calor ocorre pela diferença da temperatura entre a água da piscina e solo anexo.

Cobertura Automática

Para quem não quer ter o trabalho de conseguir uma capa térmica, existe uma opção mais moderna: as coberturas automáticas. Elas são feitas com materiais rígidos, evitando qualquer tipo de acidente, pois não afunda. Além disso, são super práticas, basta apertar o botão para abrir e fechar.

*Fotos retiradas dos sites da atrosol, piscinasjoy, sloboda e maroan.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Cristiana Chieffi