RobóticaA Robótica é uma área dedicada às máquinas, sistemas, computadores e compostos mecânicos manipulados por seres humanos ou impulsos elétricos. Esta é uma das áreas que mais evoluiu no decorrer dos tempos.

Isto porque, ter um robô capaz de realizar funções para o ser humano é uma das ideias fantásticas da Inteligência Artificial. É como se a realidade dos filmes chegassem até o mundo.

Mas, o pensamento sobre seres capazes de executar tarefas humanas vem desde a Antiguidade. Um exemplo disso, observa-se que na cultura grega, os mesmos possuíam mecanismos de pesos para realizar movimentos em substituição a homens ou animais. Outra contribuição foi a de Leonardo da Vinci, que com seus estudos, permitiu a criação de mecanismos semelhantes aos mecanismos do corpo.

No século XVIII, a produção têxtil foi impactada pelo uso dos teares, máquinas movidas por humanos, que depois da Revolução Industrial, foram substituídos, pois o carvão gerava energia suficiente para executar esse serviço. Um dos fatos marcantes foi a criação dos robôs industriais, por George Devol. Ele foi chamado de o pai da robótica industrial. Ele teve ainda muitas outras patentes com máquinas transportadoras. A partir da Revolução Industrial, a Robótica evoluiu ainda mais.

Robô e Robótica

O termo robô foi utilizado pela primeira vez pelo escritor tcheco Karel Capek, em 1920, numa peça intitulada R.U.R (Rossumovi univerzální roboti, que significa “Os robôs universais de Rossum”). Já o termo Robótica foi criado em 1942, pelo escritor e cientista Isaac Asimov.

Três Leis da Robótica

As leis da robótica foram criadas por Isaac Asimov, em sua obra “Eu, Robô”, lançada em 1950. Segundo o autor, estas leis seriam uma espécie de orientação para os robôs no futuro:

  1. O robô não deve fazer mal a um humano e nem, por omissão, permitir que males aconteçam a eles;
  2. O robô deve obedecer humanos, exceto se essas ordens forem contrárias a primeira lei;
  3. O robô deve proteger sua integridade física, desde que, não quebre as leis anteriores.

Aplicações da Robótica

  • Caixas Eletrônicos: utilizados no dia a dia para sacar dinheiro;
  • Robôs Cirúrgicos: são utilizados em cirurgias delicadas e podem ser controlados por meio de um programa de computador.
  • Exploração Espacial: captura de imagens, amostras, descobertas e exploração de novos ambientes.
  • Exploração Aquática.

Mercado de Trabalho

A ideia de perder um emprego é ruim, mas imagine para um robô? A robotização dos serviços que antes eram realizados pelo ser humano pode ‘atrapalhar’ o mercado de trabalho para muitas pessoas. À medida que os avanços na área da Robótica se tornaram possíveis, empresas trocarão a mão de obra do homem pela mecânica, com o objetivo de ter uma produção maior e também um menor custo.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva