Sistema EspecialistaOs sistemas especialistas são softwares capazes de encontrar problemas em sistemas de inteligência artificial.

Eles fazem esta análise por meio de um banco de dados e não sofrem interferência humana, ou seja, possuem o conhecimento necessário para fazer uma análise aprofundada, podem explicar suas próprias conclusões e com base nisso, são capazes de propor soluções para problemas difíceis que somente seriam resolvidos por um especialista humano em determinada área. Por isso, é importante que eles sejam eficientes para ajudar nessas questões.

Esses sistemas são utilizados em áreas que necessitam de apoio para a resolução de problemas ou propriamente para a tomada de decisões. Dentre os benefícios deste sistema está a descentralização de tarefas, pois com eles, qualquer pessoa, utilizando-o como apoio, estaria apta a descobrir uma solução para um problema crítico dentro de uma empresa, por exemplo.

Primeiros Sistemas Especialistas

Os primeiros sistemas que surgiram foram o Dendral (1965) e Mycin (1972), que podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento.

O Dendral começou a ser desenvolvido na universidade de Standford, na década de 60. Dentre as suas funções estavam a de identificar as fórmulas estruturais de compostos químicos.

Já o Mycin, criado na década de 70 pelo Dr. Edward Shortliffe, nos Estados Unidos, foi utilizado na medicina, por exemplo, para selecionar os melhores antibióticos para indivíduos com meningite. O sistema se baseou no histórico clínico do paciente.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva