Televisão AntigaNo Brasil, em 1893, aconteceu a primeira radiotransmissão, através da invenção do padre gaúcho Roberto Landell de Moura.

Ele realizou-a através de um aparelho de sua criação, numa distância de oito quilômetros entre o aparelho transmissor e receptor, a igreja e o governo não deram crédito a sua invenção e consideraram que o padre estava louco.

Em 1904, ele criou um projeto de transmissão de imagens a distância. Apesar de descobrir que o seu invento poderia ultrapassar barreiras físicas, as pessoas não acreditaram e acabaram destruindo o seu laboratório, que ficava na cidade de Campinas, em São Paulo.

Com isso, viajou para os EUA, onde registrou as suas patentes e, assim, conseguiu ser reconhecido pelo o que fizera: telefone sem fio, telégrafo sem fio e transmissor de Ondas.

Desde as xilogravuras das cavernas, vemos a necessidade do homem em registrar sua história. Na pintura, retratava o real e demonstrava emoções e sentimentos vividos pelas pessoas da época. A fotografia trazia uma fidelidade mais próxima do que a pintura. O cinema projetava imagens estáticas para criar movimento. Finalmente, a TV utilizou cada uma dessas formas de expressão da sociedade para criar, recriar e inovar a história da humanidade.

A TV, hoje, faz parte do cotidiano de uma forma única, conseguindo transmitir sonhos, ideias e ideais. Vemos que há muito tempo se iniciaram as noções de aprimoramento das imagens e no século XIX, os cientistas já começaram a se preocupar:

Transmissão de Imagens a Distância

Do Selênio ao Digital

1817 - A descoberta do Selênio pelo químico sueco Jakob Berzellus abriu um caminho para a história.

1841 - História essa que permitiu a Alexander Bain realizar o feito de transmitir uma imagem em movimento, chamada de fac-símile (o fax).

1873 - O Selênio só foi implementado quando o inglês Willoughby Smith comprovou que o elemento químico era capaz de transformar energia luminosa em energia elétrica. A partir disso, pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente elétrica.

1892 - Julius Elster e Hans Getiel criaram a célula fotoelétrica, as quais foram utilizadas nos primeiros televisores.

1906 - Arbwehnelt, através de seu sistema de televisão por raios catódicos (consiste na exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos ), contribuiu para os estudos, sendo mais tarde desenvolvido também na Rússia, por Boris Rosing.

1920 - Com John Logie Baird, as verdadeiras transmissões são feitas por meio do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow (um disco que possui orifícios em espiral e que fazia com que o objeto se subdvidisse em pequenos elementos e, juntos, formassem uma imagem).

1923 - o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio (funciona por meio de tubos de raios catódicos). São esses tubos que produzem as imagens da TV analógica.

1924 - Wladimir transmite contornos de objetos a distância.

1925 - Ele transmitiu a fisionomia das pessoas.

Wladimir Zworykin trouxe uma invenção que revolucionou: O ICONOSCÓPIO!

1926 – Ano da primeira demonstração do seu invento no Royal Institution (Londres), para uma comunidade científica. Após isso, assinou contrato com a BBC (British Broadcasting Corporation, uma emissora britânica de rádio e TV pública) para transmissões experimentais.

1927 - Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos com baixa resolução. Foi ele quem mostrou pela primeira vez um sistema de televisão completamente eletrônico.

1935 - Ano da transmissão oficial feito pela televisão na Alemanha, em março. Na França, em novembro, transmissão emitida pela Torre Eiffel.

1936 - Em Londres,  foi inaugurada a BBC TV, porque antes, a BBC somente fazia transmissões de rádio. Eles começam a utilizar imagens com definição de 405 linhas.

1937 - Transmissão, através de três câmeras, da cerimônia da Coroação de Jorge VI, com aproximadamente cinquenta mil telespectadores.

1938 - Início das transmissões na Rússia.

1939 - Início das transmissões nos Estados Unidos: a National Broadcasting Company (NBC) transmitiu para 400 aparelhos em Nova York, com resolução de 340 linhas e trinta quadros por segundo.

1939 - Primeira transmissão via televisão em circuito fechado no Brasil. Isso aconteceu na Feira Internacional de Amostras, na cidade do Rio de Janeiro, com equipamentos de origem alemã.

1945 - A Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, foi o único país a manter a televisão no ar. Paris voltou com as transmissões em 1944. Moscou, em 1945 e a BBC, em 1946.

Caminhando pelos EUA, Assis Chateaubriand se admira com a TV!

1945 - Wladimir Sworykin, em convite da RCA (Radio Corporation of America), liderou a equipe que produziu o primeiro tubo de televisão (orticon), passando a ser comercializado em escala industrial desde esta época.

1948 - Assis Chateaubriand (dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio), acompanhado de Mário Alderigui e Jorge Edo (técnicos do rádio que iniciaram estágio na RCA e na NBC, em Nova York), viajaram para os Estados Unidos a fim de comprar equipamentos de televisão para aprender a utilizá-los no Brasil dois anos depois.

1948 - Na comemoração do centenário da cidade de Juiz de Fora (MG), ocorreu a transmissão experimental de televisão, com cenas do Congresso Eucarístico e de um jogo de futebol (clubes Bangu, do RJ e Tupi, da cidade). O primeiro operador de câmera brasileiro foi Olavo Bastos.

1949 – Seria criado o canal TV Paulista – 5, por um grupo de acionistas. Segundo boatos, Assis Chateaubriand criou obstáculos ao projeto deles para inaugurar a TV Tupi, canal 3. No final desse mesmo ano, Assis Chateaubriand visitou novamente a RCA, para conhecer o sistema em cores, abandonando a ideia por carência de técnicos.

1950 - A França possuía emissora com definição de 819 linhas. A Inglaterra, com 405 linhas. A Rússia, com 625 linhas. Estados Unidos e Japão, com 525 linhas.

1950 - Em setembro, é inaugurada a TV Tupi de São Paulo, com sistema baseado no americano, pertencente ao jornalista Assis Chauteaubriand.

Como era a transmissão de TV na época?
Devido ao custo dos televisores trazidos dos EUA, muitas pessoas não podiam adquirir a nova tecnologia. Assim, usavam o seu vizinho a assistir televisão. Aos poucos, a Semp Toshiba (Semp Rádio e Televisão, na época) lançou os primeiros televisores em preto e branco, garantindo que todos os brasileiros tivessem acesso à programação.

Preto/branco ou cores?

Eis a questão: O que fazer com os aparelhos antigos (cerca de 10 milhões, no início dos anos 50) se surgisse o sistema em cores?

Nos Estados Unidos, foi criado um Comitê que colocaria a cor no sistema em preto e branco: National Television System Committee, cujas iniciais deram nome ao sistema a cores NTSC. Esse padrão monocromático trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentavam a crominância (C). A captação e a recepção das imagens em cores está na decomposição da luz em três cores primárias RGB: red = vermelho (níveis de 30 %), green = verde (níveis de 59%) e blue = azul (níveis de 11%). A recepção na TV a cores é inversa e a imagem é constituída através da soma das cores no pixel (pontos da tela do televisor).

1929 - Hebert Eugene Ives realizou, em Nova York, as primeiras imagens coloridas, com 50 linhas de definição por fio.

1940 - Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico, fazendo demonstrações com 343 linhas.

1954 - Começaram as primeiras transmissões regulares em cores.

1967 - Na Alemanha, surgiu a variação do sistema americano para corrigir algumas de suas debilidades. Foi criado o Phase Alternation Line – sistema PAL.

1967 - Na França, surgiu o Séquentielle Couleur à Mémoire – SECAM, um sistema que não era compatível com o preto e branco francês.

1969 - Ano em que acontece a primeira transmissão de TV via satélite.

1972 - Ocorreu a primeira transmissão oficial em cores no Brasil, na Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Geração de Televisores

TV Analógica

Com três formatos de distribuição de imagens e som, recebe sinal via terrestre, cabo ou satélite. Ela contém um sintonizador interno e não recebe canais digitais, a não ser que tenha um conversor digital Set-Top-Box. Não há interação com a programação e você deve ter uma TV no momento em que um filme, programa e etc for passar. É também conhecida como TV de tubo (CRT – Cathode Ray Tube) – os tubos de raios catódicos são encontrados dentro da televisão. Geralmente é uma TV aberta, mas existem aquelas cujas programações são pagas (TV por assinatura).

TV Digital

É uma nova tecnologia criada com um sintonizador interno. A informação é transformada em código binário, que recebe transmissões digitais e analógicas. Com vários benefícios, se destaca na alta definição, no formato de tela, no som, na mobilidade, na interatividade e oferece um pacote com várias programações, que podem ser assistidas todas ao mesmo tempo. Assim, na hora da compra, veja qual das TVs Digitais levar:

HD ready (preparado para alta definição) – também recebe sinais digitais, mas o que muda é a definição de no máximo 1366 x 720 pixels, aquelas usadas em canais de TV a cabo. Com conversor digital ISDB, produzirá imagens com alta definição. São mais baratas que as TV Full HD e são melhores que as TVs antigas .

 

HDTV ou Full HD (Hight Definition – TV de alta definição) – são todos os televisores que recebem sinais digitais com alta definição, 1920 x 1080 pixels e são chamadas de Full HD; porém, a resolução varia dependendo do sinal de TV das emissoras. Apenas os aparelhos de Blu ray, video games avançados possuem um sinal padrão de 1080. Caso compre um TV Full HD saiba que não será possível ainda explorar toda a qualidade dela por esse motivo.

ISDB-Tb Integrado – há televisores que vêm com um conversor digital integrado e é capaz de receber qualquer tipo de sinal.

SDTV (Standart Definition Television) – com definição de 480 linhas horizontais, produz imagens semelhantes as de DVD e a qualidade da imagem é que influencia nesse tipo de televisor.

TV a Cabo

Nesse tipo de transmissão de TV, o usuário pode escolher diferentes tipos de programas para assistir, pois ele tem a possibilidade de oferecer diversos canais que se adaptam ao gosto de cada pessoa. Ela utiliza a sua própria rede de cabos para enviar os sinais, e o serviço prestado é pago mensalmente.

TV Via Satélite

O satélite recebe sinal de uma central terrestre e reenvia para as casas que possuem uma antena específica, um serviço pago.

TV de Projeção

Na parte de trás do televisor, é projetada uma imagem invertida e do outro lado vemos a imagem normal. Para formá-la, há uma luz que sai dos projetores através de um espelho, que filtra as três cores para dar forma à imagem.

TV LED

Com um conjunto de LEDs nas cores primárias o cristal líquido gera cores puras e com qualidade melhor. Embora seja cara, nessa tecnologia não há perda de brilho ou alteração da cor no período de utilização da TV, sendo a mais indicada para o sistema digital HDTV.

TV Móvel

Dispositivos móveis que captam sinais de TV digital ou analógica.

TV LCD

Há pequenas células que contém cristal líquido controlado por uma corrente elétrica, por onde passa o feixe de luz. Nesse processo, são gerados as três cores básicas para a formação de imagens: azul, vermelho e verde. Ela tem um baixo consumo de energia, a tela é fina e leve, os custos de manutenção são melhores, mas ela apresenta rastros na imagem em cenas rápidas e seu ângulo de visão é reduzido.

TV Plasma

Pequenas células com uma mistura de gases. As correntes elétricas, ao passarem pelas células estimulam os gases que se transformam para o plasma, gerando luz. As desvantagens são: o alto consumo de energia, a proximidade com a tela que pode cansar os olhos e geralmente são mais pesadas. As vantagens: as cores são vibrantes, ela apresenta ótima recepção para sinal digital em widescreen (resolução 16:9), etc.

TV Portátil

Aparelhos portáteis em movimento ou não. Televisores portáteis e notebooks com receptor de TV ou celulares com chip receptor.

TV 3D

É um novo conceito de televisores que utiliza a tecnologia 3D. Com ela você pode ver as três dimensões de um objeto e sentir como se ele estivesse saindo fora da tela. A imagem pode ser vista com ou sem o auxílio dos óculos. As vantagens são: trazer uma imagem próxima da realidade e modelos em alta definição. As desvantagens: o preço é alto e o telespectador pode ficar com as vistas cansadas.

TV OLED (Organic Ligth-emititing diodo, Diodo Orgânico Emissor de Luz)

Com sua própria luz advinda de moléculas que, ao receberem carga elétrica emitem luz. A tela da TV é feita por polímeros e com material orgânico (plástico, lâmina ou vidro), produzindo imagens com mais nitidez e brilho. Vantagens: tela grande, fina, leve, maior resolução, baixo consumo de energia e emite luz das próprias células da tela. Já as desvantagens são: seu tempo de vida é curto, tem alto custo na produção, o tamanho da tela é reduzido e danifica facilmente com água. A tecnologia surgiu da analogia feita com o vaga-lume, utilizado pela Sony, que foi a primeira a desenvolver o protótipo de uma TV OLED. Atualmente, há celulares, mp3, PDAs, aparelhos de som e outros que utilizam essa modernidade.

TV de Laser (LPD – Laser Phosphor Display)

Através de raios laser, as imagens são transmitidas em uma tela de fósforo. Com ótimo nível de contraste, é capaz de reproduzir cerca de 90% de cores perceptíveis ao olho humano. Traz uma qualidade além da TV Full HD, chamada de Quad Full HD ou UltraHD as imagens são apresentadas com uma resolução de 3840 X 2160 pixels. É compatível com a tecnologia 3D. A LPD possui várias vantagens, mas vamos às desvantagens: o primeiro modelo desenvolvido possui aproximadamente 36 centímetros de espessura; outro ponto é saber onde colocar uma TV de 73 polegadas e a distância que se deve ficar da tela e ainda assim, não seria possível visualizar toda a qualidade da UltraHD, pois os formatos atuais, como por exemplo Blu-ray possuem resolução máxima de 1920 X 1080 pixels.

TV Meta Mirror

Na escolha de um dispositivo (iPhone, iPad etc), você pode assistir à televisão e receber informações adicionais sobre determinado programa. Meta Mirror é um software, que instalado em um dispositivo, é capaz de gerar informações em tempo real sobre a imagem que aparece em seu televisor. Sobre as vantagens, é possível, por exemplo, em um show de música, receber informações sobre detalhes do álbum, nome, imagens, links para outras páginas e etc, aumento da interatividade. As desvantagens são o uso de duas telas - a da TV que terá a imagem intacta e a do iPad que, como um espelho, refletirá a sua imagem da TV, só que mas com várias informações. No entanto, essa característica pode ser tanto negativa quanto positiva, pois a Notion (empresa irlandesa) quer apostar nos protótipos do Meta Mirror como ferramenta interativa que não interrompa a programação normal.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva